WordPress
Versão 5.0

Plataforma de publicação semântica pessoal

Saudações

O WordPress é um projeto muito especial para mim. Todo desenvolvedor e colaborador acrescenta algo único nessa mistura, e juntos nós criamos algo bonito do qual me orgulho de fazer parte. Milhares de horas foram investidas no WordPress, e nós nos dedicamos a melhorá-lo todos os dias. Obrigado por torná-lo parte de seu mundo.

— Matt Mullenweg

A famosa instalação de 5 minutos

  1. Descompacte o pacote em uma pasta vazia e envie tudo.
  2. Abra wp-admin/install.php em seu navegador. Você terá acesso ao processo de configuração do arquivo wp-config.php com os detalhes de conexão do seu banco de dados.
    1. Se por algum motivo isto não funcionar, não se preocupe. O funcionamento não é o mesmo em todos os servidores de hospedagem. Abra o arquivo wp-config-sample.php com um editor de texto como o WordPad ou similar e preencha suas informações de conexão do banco de dados.
    2. Salve o arquivo como wp-config.php e envie.
    3. Abra o arquivo wp-admin/install.php no seu navegador.
  3. Quando o arquivo e a configuração estiverem prontos, o instalador criará as tabelas necessárias para o seu blog. Se ocorrer algum erro, confira mais uma vez seu arquivo wp-config.php, e tente novamente. Se falhar novamente, visite os fóruns de suporte com todas as informações que você puder reunir.
  4. Se você não tiver digitado uma senha, anote a senha fornecida. Se não tiver fornecido um nome de usuário, ele será administrador.
  5. A instalação deve então encaminhar você à página de login. Preencha o nome de usuário e a senha escolhida durante a instalação. Se uma senha foi gerada para você, é possível clicar em “Perfil” para alterá-la.

Atualizando

Usando o atualizador automático

Se estiver atualizando a versão 2.7 ou mais recente, você pode usar o atualizador automático:

  1. Abra wp-admin/update-core.php em seu navegador e siga as instruções.
  2. Você queria mais? É só isso!

Atualização manual

  1. Antes de atualizar qualquer coisa, não se esqueça de fazer backups de quaisquer arquivos que você possa ter modificado, tais como o index.php.
  2. Exclua os arquivos velhos do WordPress, mas salve os que você modificou.
  3. Faça o envio dos novos arquivos.
  4. Acesse a página /wp-admin/upgrade.php. no seu navegador.

Migrando de outros sistemas

O WordPress consegue importar conteúdo de vários sistemas. Primeiro você precisa instalar o WordPressd conforme descrito acima e então usar nossa ferramenta para importar.

Requisitos do sistema

Recomendações do sistema

Recursos online

Se você ainda tiver alguma dúvida que não tenha sido esclarecida neste documento, aproveite a grande quantidade de recursos online do WordPress:

WordPress Codex
O Codex é uma enciclopédia completa sobre o WordPress. É a maior fonte de informações disponível sobre o WordPress.
Blog do WordPress
É aqui que você encontrará as últimas atualizações e as notícias relacionadas ao WordPress. Notícias recentes de desenvolvimento do WordPress aparecem em seu painel de administração por padrão.
WordPress Planet (em inglês)
O WordPress Planet é um agregador de notícias que reune posts de vários blogs WordPress de toda a web com conteúdo.
Fóruns de suporte WordPress
Se você já procurou por todos os lados e ainda não encontrou uma resposta para sua pergunta, os fóruns de suporte são muito ativos e têm uma grande comunidade pronta para ajudar. Para facilitar a ajuda, não se esqueça de usar um título descritivo para seu tópico e descreva sua questão com o máximo de detalhes possível.
Canal IRC do WordPress (em inglês)
Há um canal de chat online que é usado para discussões entre pessoas que usam o WordPress e, ocasionalmente, para tópicos de suporte. A página do wiki acima deve apontar a direção correta. (irc.freenode.net #wordpress)

Notas finais

Espalhe o amor

O WordPress não tem uma campanha de marketing multi milionária ou o patrocínio de celebridades, mas temos algo muito melhor: você. Se você gostar do WordPress, pense com carinho em recomendá-lo a um amigo ou configurá-lo para alguém com menos conhecimentos do que você, ou ainda, escrever para um autor que não conheça o WordPress.

O WordPress é a continuação oficial do b2/cafélog, de Michel V. O trabalho foi continuado pelos desenvolvedores do WordPress. Se você quiser apoiar o WordPress, por favor, pense na possibilidade de fazer um doação.

Licença

O WordPress é um software livre, distribuido sob os termos da licença GPL versão 2 ou (à sua escolha) qualquer versão posterior. Veja license.txt.